Artigo
3
minutos de leitura

Ordem no Lar, Deus no Coração: Como Priorizar a Vida de Oração no Dia a Dia

Vida em Família
|
19/3/2025
Patrícia Vettorazzi

Vários ensinamentos nos mostram que nossa primeira prioridade deve ser Deus. A oração, a meditação, a Santa Missa…

Mas como colocar isso em prática diante da correria do dia a dia? Filhos, marido, roupas para lavar, comida para preparar e tantas outras tarefas parecem ocupar todo o tempo.

A chave não está na quantidade de tempo, mas na qualidade, constância e crescimento na intimidade com Deus através da oração.

Nem todas as atividades da vida têm a mesma importância ou valor, e por isso, devemos colocar as coisas na ordem devida.

Estabelecer uma hierarquia correta das nossas prioridades é essencial, pois tudo deve estar ordenado conforme a finalidade da nossa vida: conhecer, amar e servir a Deus. Caso contrário, como dizia Santo Agostinho, "ficaremos correndo, mas fora do caminho".

A mulher cristã que deseja ordenar seu lar e sua rotina não deve apenas “encontrar” tempo para Deus, mas colocar Deus no centro de tudo. Porque uma vida sem esse fundamento perde seu verdadeiro sentido.

“A oração não é apenas para os santos, mas para quem busca a santidade.”

Primeiro passo: Criar o hábito da oração

“A ordem exterior é um reflexo da ordem interior.”

O próprio Jesus nos Diz:

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre." (Mateus 7,7-8)

Esse trecho nos ensina sobre a confiança na providência de Deus e a importância da oração persistente.

Somente confiando no Senhor somos capazes, nos tornamos mais fortes e assim a graça entra em nosso lar.

Criar o hábito da oração pode ser um desafio e muitos obstáculos surgirão: distrações, cansaço, interrupções e as demandas do dia a dia. No entanto, a perseverança traz frutos espirituais valiosos e a recompensa é imensa.

Comece hoje! Não espere o "momento perfeito" para começar, inicie com passos simples e concretos:

  1. Separe suas orações - a organização facilita a constância. Manter um livro de orações, a Bíblia ou um terço em um local visível ajuda a lembrar, evita distrações e reforça o compromisso com a oração diária.
  2. Defina um horário e local para rezar. Escolha um momento conveniente, mas não precisa ser, necessariamente, quando todos estiverem dormindo. Ensine seus filhos a respeitarem esse momento. Seu exemplo será um grande ensinamento para eles.
  3. Evite exageros no início: tentar rezar demais ou escolher horários muito difíceis pode gerar desânimo. Comece com o que é viável e aumente conforme for possível.

Tentar fazer coisas demais, muito cedo ou tarde da noite pode te desanimar. Mas acredite! É possível porque Deus não desampara uma mãe que reza.

Referências:

Almeida, Francisco José. (2015). A virtude da ordem (2ª ed.) São Paulo. Editora Quadrante.

Pierlot, Holly. (2004). Regra de vida para mães(1ª ed.) São Paulo. Editora Ecclesiae.

Mais artigos

Padre Leonardo Wagner © 2024. Todos os direitos reservados.